Projeto "Silo para RPET"

Know how  I+D > “Silo para RPET”, Projeto de I+DT

Projeto I+DT

Silo para RPET de corpo tronco-cónico com paredes de inclinação negativa e raspador-agitador de fundo com anteparas anti-vão.

Objetivos e Avanços técnicos e científicos

O projeto “Silo Tronco-Cónico” insere-se no âmbito da investigação e desenvolvimento experimental de tecnologia e processos industriais com vista a obtenção de avanços em métodos e equipamentos de movimentação e processamento de materiais sólidos a granel. Neste contexto envolveu o estudo, conceção e desenvolvimento de protótipos para novos equipamentos de processamento de granulados.

A utilização industrial de polímeros termoplásticos (PET) teve um crescimento acelerado no último quarto do século XX, alavancado na certificação da sua exploração segura na área agroalimentar, visando o fabrico de garrafas, contentores e de uma forma abrangente, de embalagens para fins diversos. Decorrente deste crescimento na utilização deste tipo de material, surgiram preocupações com o seu impacto ambiental e com a necessidade da sua reciclagem.

Durante o período, por vezes muito longo, que estes subprodutos passam no interior dos silos de armazenamento, normalmente localizados fora dos edifícios fabris e por isso expostos a variações térmicas importantes, os mesmos são sujeitos ao efeito de compressão de vários metros cúbicos de material sobreposto, experimentando fenómenos de “deformação física e colagem”. Na prática estes fenómenos traduzem-se na formação de cúpulas de materiais que impedem a completa descarga do silo de armazenagem.

A METALOGONDE estudou detalhadamente esta realidade, analisou as características das escamas de PET trituradas e caracterizou as tecnologias utilizadas no processo de armazenamento, os principais tipos de riscos e de incidentes que ocorrem. Foram consideradas variáveis como dimensão, peso e espessura das escamas, volumes de armazenamento e pressões de compressão, intervalo de variação térmica no interior do silo, condições de humidade e efeito de contaminantes industriais e orgânicos.

Este trabalho conduziu a formulação da hipótese de investigação que se suporta na premissa de que é possível atuar ao nível da estrutura e geometria dos silos de armazenamento, de forma a minimizar e idealmente eliminar a formação de “cúpulas”.

Sendo o foco do estudo realizado o armazenamento de RPET laminado, com a conclusão do projeto verifica-se que as hipóteses investigadas, o conhecimento gerado e a tecnologia desenvolvida são possíveis de difundir de forma transversal nas indústrias que requerem processos de armazenamento de graneis sólidos em silo, nomeadamente nas indústrias agroalimentar e de produtos farmacêuticos, sendo essa uma estratégia a seguir em pós-projeto por exploração dos direitos de PI.

Outros projetos em destaque

Projeto "DESGASTE"

Solução para equipamentos produtivos críticos nas indústrias alimentares e farmacêuticas.

Ver mais

Projeto "DRECHE"

Aproveitamento de um subproduto da indústria cervejeira, DRECHE, com vista à sua utilização em produtos de panificação.

Ver mais