Tecnologias
Know how > Tecnologias
Tecnologias de Manipulação
A definição do correto layout de uma fábrica completa, de uma instalação ou de um equipamento singular que execute qualquer função no processo de manuseamento ou processamento de matérias-primas sólidas e líquidas, exige um profundo conhecimento das caraterísticas e comportamentos de cada produto manipulado, em cada circunstância ou ponto do processo em estudo.
O desenho de cada componente e a forma como se integra em cada processo, determina o sucesso do funcionamento de toda a instalação, assim como a sua fiabilidade e eficiência económica.
A METALOGONDE aperfeiçoou, ao longo dos anos, um conjunto de tecnologias inovadoras de manuseamento de granéis. Estas resultaram, não só, dos processos internos de estudo sistemático com vista à geração de conhecimento científico e redução de lacunas tecnológicas concretas, como também da larga experiência na manipulação de todo o tipo de produtos em pó e granulados com milhares de aplicações desenvolvidas, registo de resultados, avaliação de performances obtidas, e busca do desenvolvimento permanente de cada uma das tecnologias envolvidas.
Tecnologia de carga, descarga e armazenagem
A receção de matérias-primas ou produtos semi-elaborados a granel e a sua carga em silos, tanques, tremonhas ou outros depósitos de armazenagem, constitui uma etapa crítica de qualquer processo de manipulação e processamento de granéis. O correto desenho destes recipientes e dos seus meios de carga, descarga e condicionamento do produto é vital para a boa conservação e fluxo do produto para o processo subsequente.
A METALOGONDE desenvolveu tecnologia inovadora para o controlo da descarga de camiões-cisterna, descarga de big-bags e descarga de sacos, com diferentes níveis de automação e intervenção humana, que responde às necessidades dos produtos mais exigentes: pós finos de baixa fluidez, compactantes, aderentes, tóxicos, higroscópicos, perecíveis, sensíveis à temperatura, frágeis, explosivos, etc.
A tecnologia de carga, descarga e armazenagem de granéis sólidos e líquidos é composta por um conjunto de conceitos de engenharia, normas técnicas e regras de desenho que permitem à METALOGONDE conceber e construir silos, tanques, estações de descarga de big-bags, sacos e outros equipamentos destinados à receção de granéis devidamente adaptados a cada produto, às especificidades de cada localização, e que garantem a segurança dos operadores e a utilização eficiente da energia.


Tecnologia de Transporte Pneumático
O transporte pneumático de sólidos é a transferência de produtos em pó ou granulados entre dois pontos de um processo produtivo industrial. A natureza e características desses produtos a transportar, a distância a percorrer, o caudal requerido e as características do local da instalação são as principais variáveis a ter em conta em cada projeto.
A Tecnologia de Transporte Pneumático é composta por um conjunto de técnicas que têm em comum a utilização da energia proveniente da compressão ou expansão de um gás para mover um determinado produto sólido. Estas técnicas divergem entre si, essencialmente, em dois parâmetros: a pressão de funcionamento e o rácio gás/produto utilizado. Desta forma, esta Tecnologia engloba o transporte pneumático sob vácuo e o transporte pneumático em pressão positiva, distinguindo-se ainda os regimes de fase diluída e de fase densa.
A seleção da técnica e do regime de funcionamento correto para cada caso permite obter o resultado desejado com o mínimo de consumo de energia e o menor custo de manutenção. Conhecer todas as variáveis envolvidas é essencial para determinar a solução tecnológica que melhor se adapta a cada caso.
A METALOGONDE desenvolveu e aperfeiçoou, ao longo dos anos, modelos matemáticos próprios para cálculo de sistemas de transporte pneumático. Estes modelos são complementados por regras funcionais e de projeto que suportam a seleção da tecnologia de transporte pneumático mais adequada, garantindo o sucesso da sua aplicação.
Tecnologia de Doseamento e Pesagem de Processo
A manipulação de granéis envolve, em grande parte das indústrias, a necessidade de produção de receitas com vários ingredientes sólidos e líquidos em diferentes etapas do processo produtivo. Dosear e pesar matérias-primas a granel de forma automatizada, garantindo precisão e repetibilidade, é uma tarefa complexa que exige o domínio da Tecnologia de Doseamento e Pesagem de Processo.
Esta tecnologia, consolidada por uma longa experiência nas mais variadas aplicações industriais, permite relacionar as propriedades físicas de cada ingrediente com o seu comportamento face a diferentes desenhos de doseadores e balanças de processo e é essencial para a seleção do equipamento correto para cada instalação, garantindo o fluxo estável, a precisão requerida e a capacidade de produção pretendida.
A METALOGONDE desenvolveu algoritmos próprios para programação de autómatos de controlo das aplicações complexas de doseamento e pesagem de matérias-primas e aditivos em processos de produção de receitas por lotes ou em contínuo, com balanças de processo e doseadores volumétricos ou gravimétricos para as mais variadas aplicações industriais. Estes blocos de software maximizam a capacidade produtiva instalada enquanto otimizam a precisão e a repetibilidade do processo de pesagem, sendo essenciais para o sucesso de cada projeto.


Tecnologia de Mistura e Homogeneização
O desenho e construção de um misturador industrial de pós secos, produtos pastosos ou líquidos é um desafio complexo cujo sucesso depende, em grande parte, da experimentação e do saber-fazer acumulado ao longo dos anos. Não obstante, o registo sistemático das performances obtidas por cada máquina ao nível da fluidificação, dispersão e homogeneização mecânica, permite à METALOGONDE gerar conhecimento e aumentar a sua base de dados de matérias-primas e resultados de misturas obtidas com inúmeras máquinas com diferentes formatos, dimensões, velocidades e ferramentas de mistura.
Tecnologia de Separação, Classificação e Filtragem
Seja por necessidade de segregação por tamanho de partículas, eliminação de impurezas de um produto ou simplesmente para cumprir com um requisito de segurança do processo, os crivos, peneiros, classificadores e filtros são equipamentos essenciais na maioria das instalações de manuseamento de granéis sólidos e líquidos.
Modelos de cálculo e simulação desenvolvidos pela METALOGONDE, acompanhados pelo conhecimento detalhado do comportamento das mais variadas matérias-primas utilizadas na indústria, por testes de laboratório e pela realização de provas de funcionamento em protótipos, permitem desenhar máquinas de Separação, Classificação e Filtragem de sólidos e líquidos que respondem às necessidades do seu projeto.


Tecnologia de captação de poeiras e filtragem por via seca
Em qualquer instalação industrial de manipulação de produtos em pó secos existe a necessidade de captar poeiras e retê-las em depósitos ou outros recipientes coletores. Por exemplo, as operações de descarga manual de sacos, doseamento, mistura, descarga de pós finos entre outras, são suscetíveis de gerar nuvens de poeira que se escapam pelos respiros de tremonhas, silos ou outros equipamentos e que devem ser controladas sob pena de contaminarem o ambiente envolvente.
A Tecnologia de captação de poeiras e filtragem por via seca é constituída por um conjunto de regras e fórmulas de cálculo que permitem desenhar um sistema de despoeiramento eficiente. Para além destas regras e métodos de cálculo fundamentais, a METALOGONDE desenvolveu internamente uma séria de inovações tecnológicas ao nível do desenho e controlo de funcionamento de sistemas de captação de poeiras que permitem alcançar elevadas performances com o menor consumo de energia.