Projeto "Desgaste"
Know how > I+D > “DESGASTE”, Projeto de I+DT
Designação do projeto | “DESGASTE”, Projecto de I&DT Empresas em Copromoção (33/SI/2015)
Código do projeto | “Projeto n.º 17645 (Norte-01-0247-FEDER-017645)”
Objetivo principal | OT 1 – Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação: Investigação do comportamento ao desgaste de materiais metálicos com superfície modificada;
Região de intervenção | NORTE
Entidade beneficiária | Metalogonde, Lda.
Data de aprovação | 13-09-2016
Data de início | 01-10-2016
Data de conclusão | 30-09-2018
Custo total elegível | 468.567,01€
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 325.256,48€
Projeto I+DT P2020
Projeto de investigação e desenvolvimento tecnológico denominado “DESGASTE – Uma solução para equipamentos produtivos críticos nas indústrias alimentares e farmacêuticas”.
Com um montante de investimento global superior a 450 mil euros, o projeto “DESGASTE” foi financiado pelo PORTUGAL 2020 no âmbito do programa operacional regional NORTE 2020, no montante de 325.256,48 EUR, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Objetivos do projeto
O projeto DESGASTE tem como objetivo a investigação do comportamento ao desgaste de materiais metálicos com superfície modificada, visando a sua aplicação no desenvolvimento de tecnologia que suporte uma nova geração de equipamentos para manipulação de granéis sólidos a incorporar em linhas de produção das indústrias agroalimentar e farmacêutica.
Com esta nova geração de equipamentos, mais robusta e eficiente, pretende-se diminuir o risco de incidentes, tempos de interrupção e necessidade de intervenções corretivas, contribuindo simultaneamente para uma maior qualidade e a segurança nos produtos processados.
Resultados
Foram usadas peças (lâminas) fabricadas com três diferentes tipos de aço inoxidável: AISI 304L, AISI 316L e AISI420.
Foram testados diversos tipos de revestimentos: DLC, TiB2, TiAlCrN e TiAlCN PVD. A nitruração das peças também foi avaliada. As lâminas foram testadas em protótipos de misturadores, de diferentes escalas, fabricados para este projeto em particular. Para acelerar o processo de desgaste, foi usada areia como material a misturar.
Os testes foram realizados com velocidade de rotação das lâminas próximo das 1500 rpm, por períodos de funcionamento variáveis.
Depois dos testes, foi analisada a perda de massa e a topografia da superfície das lâminas causada pela ação de desgaste.
Consórcio:
Outros projetos em destaque
Projeto "DRECHE"
Aproveitamento de um subproduto da indústria cervejeira, DRECHE, com vista à sua utilização em produtos de panificação.
Ver mais
Projeto "RPET"
Silo para RPET de corpo tronco-cónico com paredes de inclinação negativa e raspador-agitador de fundo com anteparas anti-vão.
Ver mais